Buscar
  • Lídia Veludo

A primeira entrega de escovas

Foi em Abril de 2013 que o EcoEscovinha entregou as primeiras escovas para reciclar! Foi uma emoção...

Foi realmente emocionante chegar à Extruplás com aquele "enorme" saco de escovas usadas prontas para serem transformadas em mobiliário urbano!


A Extruplás, por intermédio da Dra. Sandra Castro, é a parceira do EcoEscovinha para que seja possível atingir o propósito de encaminhar as escovas usadas para reciclagem. Sem a Extruplás, e a sua generosidade em receber as nossas queridas escovas, nada disto teria sido possível!


No entanto, foi através da disponibilidade da Quercus, por intermédio da Engenheira do Ambiente Carmen Lima, que descobrimos a resposta à pergunta: "O que é que acontece às escovas de dentes no seu fim de vida útil?"


Sim, eram apenas 1040 escovas (nós contámos para termos a certeza!) e que correspondia a 15 kg, pesados na balança da Extruplás.

15 kg de escovas corresponde a cerca de 1040 escovas!

Assim que entregámos as escovas, estas forma despejadas para um tapete rolante que as levou direitinhas para uma trituradora onde foram transformadas em pequenos pedaços. As escovas são aproveitadas na sua totalidade e não é necessário estar a separar os seus componentes que são, maioritariamente, borracha, plástico e nylon. E é esta simplicidade que favorece o processo já que, de outra forma, iria encarecer e, claro que, quando falamos em euros, o processo iria complicar.


Depois de trituradas, as escovas e outros plásticos da mesma categoria, classificados como "plásticos difíceis", entram num forno, dentro de um molde, onde derretem a 200º . Assim que está pronto, é arrefecido e... aparece uma espécie de "tábua de madeira" que, logo de seguida é transformada numa mesa, num banco de jardim ou mesmo num lava-pés. É ou não é extraordinário!

As escovas de dentes podem ser transformadas em mobiliário urbano!



Eco... eco... eco... ECOESCOVINHA!!!

0 visualização

© By Lídia Veludo - Especialdente, Serviços Médicos e Dentários 2020

  • Facebook - Grey Circle
  • Linkedin